Este post trata da criação de widgets com o framework Kivy, aqui serão mostrados os procedimentos essenciais para a criação de Accordions ou acordeões em uma tradução livre.
Accordion é um widget utilizado na criação de menus, onde você tem uma ou mais abas exibidas verticalmente ou horizontalmente. O conteúdo de cada aba é mostrado no momento em que você a clica ou a toca, fazendo-a com que ganhe o foco.
No Kivy, estas abas são chamadas de AccordionItems, que é o termo que será utilizado a partir de agora.
Aqui está o código para o widget mostrado na imagem acima, este também está disponível no pacote de instalação do Kivy na pasta kivy\examples\widgets.
O
código descrito acima deve ser criado e salvo com a extenção .py. Clique aqui para obter instruções sobre a instalação e procedimento para executar arquivos .py utilizando o Kivy.
Descompilando o código:
Descompilando o código:
Linha 1: Aqui fazemos a importação da biblioteca kivy.
Linha 2: Com a instrução kivy.require você espécifica a versão mínima necessária para funcionamento da sua aplicação. Se a versão do kivy onde sua aplicação for executada não atender ao requisito, então a execução do aplicativo resultará em uma exception.
Linha 8: Criamos uma derivação da classe App() do repositório kivy.app. A classe App() é a classe principal para criação de uma aplicação com o kivy, funciona como um ponto de ciclo de execução da aplicação. Aqui você está tornando a classe MyApp uma sub-classe de App() no momento em que App() é instanciada.
Linha 9: O método build(self) na linha 9, inicializa a aplicação.O parâmetro self faz referência à classe MyApp que o chamou. Este método não precisa ser chamado diretamente, pois o método App().run() já o faz automaticamente.
Linha 10: Criamos o objeto 'root' instaciado pela classe Accordion().
Linha 11: Declaramos a instrução for para criarmos um loop cujo número de iterações é definido pela função xrange().
Linha 12: Instaciamos a classe AccordionItem para criamos um novo objeto chamado item, que recebe como parametro o título "AccordionItem".
Linha 13 e 14: Utilizamos a função add_widget (classe Widget) para adicionarmos o widget Label ao objeto item. O mesmo acontece na linha 14, quando adicionamos item ao objeto root.
Linha 15: O objeto root é retornado pela função build.
Linha 17. Aqui é feito um teste lógico, com o atributo __name__, para saber como o aplicativo/script foi chamado. Se chamado a partir de um prompt de comando ou clique carregará a instrução "__main__". Caso contrário, se estiver sendo importado, __name__ será carregado com o nome do modulo importado.
Linha 18. Com o método MyApp().run(), você está chamando a sua classe MyApp para que seja executada.
É isso, estas foram as instruções essenciais para a criação de Accordions no Kivy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário